Não deixa de ser francamente curioso que a honestidade intelectual esteja aliada com a humildade intelectual. A humildade é um mecanismo de garantia, a dúvida é um instrumento da mente, que previne o erro, que abre a possibilidade de permanente correcção e aperfeiçoamento. A curiosidade advém do facto que, para as massas, uma autoridade intelectual é um campo de certezas, não de dúvidas, uma autoridade intelectual sabe, não duvida. Portanto, a humildade intelectual pode ser contraproducente para uma figura intelectual. Conheço um caso: é uma figura que investiu muito do seu tempo e esforço a construir uma imagem de autoridade no conhecimento. É um entusiasta das tecnologias, é um sabedor das matemáticas, nunca o vi expressar quaisquer dúvidas, mas já o vi expor os maiores disparates. Quem vive das assimetrias de conhecimento, e "vende" conhecimento, é, como qualquer vendedor, um homem de certezas infalíveis, o seu "produto" é de longe o melhor que a inteligência pode alcançar. Não é bom para o negócio da ignorância ter dúvidas, mesmo que estas sejam garantia de qualidade.
O debate sobre questões de fé e crença religiosa é frequente, já perdi a conta das vezes que assisti ou presenciei esse tipo de debate, tanto de crentes, como de descrentes. Para os segundos, é imperioso passar a palavra, as incoerências dos fiéis, as contradições da fé e os indícios sobre a inexistência da entidade divina. Os primeiros tentam defender-se como podem, tentando alegar que a razão não pode explicar a fé. Não sou teólogo, não me posso expressar com profundo conhecimento de causa, só que ontem li um argumento que aponta o indício forte que Deus não existe, um teólogo pode refutar o argumento com maior acutilância, mas lembrei-me que mesmo não conhecendo a teologia o argumento pode ser refutado. O argumento sintético é o seguinte: 1) Se Deus existe, deve intervir no mundo para prevenir o mal. 2) Deus não intervém no mundo para prevenir o mal. 3) Logo, Deus não existe. Este argumento parte do pressuposto que Deus é omnipotente, infinitamente bom e omnisciente. Clar
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